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4 motivos para praticar natação

Publicado em 31 de Aug de 2016 por Kelly Miyazato |COMENTE

Quer uma dica para praticar atividade física? Consultamos uma professora de educação física para te ajudar nessa missão e ela listou 4 motivos para praticar natação. Vem ver!



 

Confira 4 motivos para praticar natação

Quer queimar calorias e manter o equilíbrio muscular em dia? Uma das modalidades mais indicadas, exatamente por ser completa, é a natação. Afinal, o esporte pode ser praticado em todas as idades e ainda pode ajudar na recuperação de lesões, como explica Kelly Lícia, professora de educação física da Bio Ritmo Academia.

“A natação, por ser praticada na água, é uma atividade divertida, além de desafiadora, na qual é possível desfrutar da sensação de prazer e bem-estar, desenvolvida com a atividade cardiorrespiratória e a circulação sanguínea, que deixa o coração, o pulmão e as artérias mais saudáveis”, afirma e, reforça: “A natação pode ser uma aliada dos corredores para ajudar na recuperação dos músculos, na capacidade cardiovascular e no desenvolvimento do condicionamento físico”.

Lícia comenta que antes de nadar é importante consultar um profissional para verificar se está apto. Após a autorização, é recomendável sempre utilizar óculos e touca para proteger os olhos e os cabelos, dos efeitos do cloro. Mas, se você ainda não se convenceu, Kelly listou quatro benefícios da natação para você começar já. Confira!

1. Melhora da força e do tônus muscular

A natação, se comparada aos exercícios aeróbicos, é considerada a maneira ideal para aumentar a força e o tônus muscular. “Por exemplo, se um atleta corre na pista (o movimento ocorre no ar), e no caso do nadador, a resistência oferecida pela água, representa 12% maior em relação à densidade”, esclarece.

2. Controle do peso

De acordo com o nível de intensidade e frequência dos treinos, a natação possibilita alta queima calórica, além auxiliar no controle e manutenção do peso.

3. Promove a flexibilidade muscular

O baixo impacto oferecido durante a execução dos exercícios preserva as articulações, os ligamentos exigidos fluídos e em bom estado, além de reduzir os riscos de doenças ósseas.

4. Recuperação de lesões

“Devido à resistência da água, os músculos costumam trabalhar sem sofrer a tensão do impacto no momento do contato com a rigidez de uma superfície, como o chão, ou até mesmo da esteira”, conclui.

 

*Por Kelly Miyazzato | Foto Shutetrstock | Agradecimentos à Kelly Lícia, professora de educação física da Bio Ritmo Academia.

 

 

 

 

 

 


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