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10 passos simples para uma alimentação saudável

Publicado em 16 de Jul de 2018 por Carol Gabriel |COMENTE

Ana Paula Santos, Lifestyle Coach e Nutricionista Ortomolecular do Clube da Dieta, dá dicas para ter uma vida mais leve. Confira!



Texto: Estela Lopes | Foto: Shutterstock

Não é novidade para ninguém que ter uma alimentação saudável é o sonho de muitas pessoas, não é mesmo? Pensando em você que deseja levar uma vida mais leve, a Lifestyle Coach e Nutricionista Ortomolecular do Clube da Dieta, Ana Paula Santos, separou 10 dicas para você se alimentar corretamente e não cair em tentações! Confira:

1.       Se sua bisavó não reconheceria como comida, provavelmente não é comida, é coisa e comer que não servirá para te nutrir;

2.       Esteja alerta às escolhas no seu carrinho na próxima visita ao mercado. Evite as coisas de comer (vêm embaladas; têm corantes, saborizantes, aromatizantes, conservantes e outros aditivos que roubam saúde) e invista em alimentos (frutas, verduras, legumes, grãos, ou alimentos mais artesanais possíveis);

3.       Compre nos corredores mais laterais e no fundo do supermercado. É mais provável que lá estejam as comidas de verdade, frescas ou pouco processadas;

4.       Mude a rota das compras: menos grandes mercados e mais feirinhas, pequenos produtores e redes colaborativas de alimentos;

5.       Se você não consegue pronunciar, não coma! Evite comprar alimentos onde a lista de ingredientes é composta por nomes esquisitos ou que nunca ouviu falar;

6.       Tenha na geladeira vários lanchinhos saudáveis, como frutas lavadas (Ex.: maçã, uva e a pêra). A laranja e a tangerina descascadas na geladeira também são boas pedidas. Além disso, melancia e melão podem ficar cortadas e guardadas em pote fechado, sob refrigeração. Melhor perder um pouquinho de vitaminas do que você comer um produto industrializado no lugar da fruta!

7.       Troque os refrigerantes (até os dietéticos) por água comum ou com pedacinhos de limão, gengibre ou por sucos e frutas com hortaliças, água-de-coco ou chás;

8.       Resista às coisas de comer industrializadas conservadas em caixinha ou pacotes, Fast Food, pães que não sejam artesanais e ricos em grãos naturais, massas e farinha branca, embutidos (linguiça, salsicha e afins), biscoitos, doces, margarina e frituras;

9.       Realize a última refeição o dia 3h antes de dormir. Ou seja, se você dorme às 22h, a sua última refeição deve acontecer às 19h;

10.   Antes de levar qualquer alimento à boca: inspire, expire, observe a aparência do que vai comer, a cor, textura, aroma e sabor. Quando comer, perceba o que este alimento provoca na boca e no seu corpo.

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